Call for Papers: Invisible Places | Sounding Cities Symposium

Invisible Places | Sounding Cities Symposium
Sound, Urbanism and Sense of Place

DATES: 18 – 20 JULY
LOCATION: VISEU, PORTUGAL
For more information: http://invisibleplaces.org | www.facebook.com/invisibleplaces

Often acoustic space is ignored in the construction of a public space, yet the negative impact this has does not seem to get many complaints. People rarely require more quality of the sonic world, because the average consumer does not have the necessary references to change this state of affairs. We know that the prevalence of noise or sounds that do not convey any social significance and are a disturbance of the quality of life, reduces the ability to identify with the place we inhabit. It is therefore urgent to think about the acoustical problems societies are facing today and integrate that thinking in urban planning, architecture and management of public space, because the idea we have of ourselves, our personal awareness and the relationships we build in the external world, are inextricably linked to a space. We all exist somewhere. And personal identity also relates to this.

Continuar...

Call for Proposals: Colóquio "Poética do Eu: Escrita e Outras Construções"

Está aberto o Call for Proposals do Colóquio Poética do Eu: Escrita e Outras Construções, que se realiza nos dias 3 a 5 de Março na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Este Colóquio insere-se no projecto «Poetics of selfhood: memory, imagination and narrativity», liderado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. O CECL é parceiro deste projecto através das suas investigadoras Professora Maria Augusta Babo e Professora Maria Lucilia Marcos.

Continuar...

Call for Proposals | ECREA's 5th European Communication Conference | Lisboa, 12 a 15 Novembro 2014

A 5ª Conferência Internacional da ECREA – European Communication Research and Education Association irá realizar-se em Lisboa em Novembro de 2014, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Está aberto o Call for Proposals até 28 de Fevereiro de 2014. O tema da conferência será "Citizens, Markets, Innovations".

Continuar...

Publicação: Tele-Realidade - o princípio de publicidade mediatizado

tele-realidadeAcaba de ser publicado o livro Tele-Realidade – o princípio de publicidade mediatizado.

Por tele-realidade entendemos a função publicitária que a televisão desempenha através da construção televisiva, semiótica e narrativa da sua grelha programática. Ela baseia-se numa função social fática operada pela reprodução simbólica da sociabilidade. O que está em causa, no fundo, é a mediatização televisiva da publicidade (entendida como qualidade pública) e o modo como a televisão contribui para dinamizar os processos simbólicos que perpassam nas nossas sociedades.

Cada capítulo, à sua maneira, caracteriza as diferentes facetas da tele-realidade desde o problema da sua ficcionalização, passando pela sua feição proto-política, até à questão da integração social e da individualização.

O livro poderá interessar não apenas àqueles que se dedicam aos Estudos Televisivos mas também à Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação, Comunicação Política, Cultura Visual e Individualismo.

Disponível para download gratuito em http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/103.

Programa Doutoral "Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade"

estudos comunicacaoO CECL participa no programa doutoral Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, que resulta de uma parceria de seis unidades de investigação nacionais na área transdisciplinar das ciências da comunicação, destinando-se a promover o conhecimento deste domínio científico, na sua relação com a sociedade e as produções culturais e tecnológicas da mesma.

Continuar...