"Ciberformance": 1º título da colecção “Estudos em Comunicação” já em comercialização

estudos comunicacao ciberperformanceEm "Ciberformance", de Clara Gomes, a autora procura contribuir para um enquadramento teórico da ciberformance, a performance que acontece em plataformas, ambientes e mundos virtuais e que se caracteriza por ser ao vivo, mediada, intermedial, multimodal, híbrida, liminar, colaborativa e interventiva estética e socialmente, sendo low cost e usando tecnologia livre e acessível.

A coleção Estudos de Comunicação reúne textos de todas as áreas das ciências da comunicação, intersectando as suas várias dimensões: as linguagens, os media, as práticas, as tecnologias e as artes. O seu objetivo é o de acolher estudos de excelência oriundos de trabalhos académicos diversos (dissertações, licões, e outras provas científicas) a partir dos quais se vão desenhando as linhas da investigação mais avançada. Não se trata pois de uma coleção generalista mas, pelo contrário, de um espaço de ensaio de novas problemáticas e de aprofundamento da investigação em ciências da comunicação, que o CECL se orgulha de enquadrar desde 1985. Aqui se reúnem portanto as primeiras obras de jovens investigadores, mas também textos originais que importa recuperar do percurso de vários autores, num conjunto multidisciplinar e significativo dos caminhos da investigação que se vão abrindo nesta área em Portugal.

 

O livro electrónico pode ser consultado através do Google Books.

"O cinema português" e "Manoel de Oliveira"

As obras "O cinema português" e "Manoel de Oliveira", da Profª. Drª. Carolin Overhoff Ferreira, encontram-se disponíveis para venda no CECL ao preço unitário (com desconto de editor) de 10,00€. 

Carolin Overhoff Ferreira ministrou um seminário sobre Cinema Indisciplinar na FCSH/UNL, nos dias 3 e 4 de Dezembro, a convite do CECL.

capa cinema portugues  capa manoel oliveira

Profª. Drª. Carolin Overhoff Ferreira é professora de Cinema Contemporâneo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É autora dos livros O cinema português – aproximações à sua história e indisciplinaridade (São Paulo, 2013), Identity and difference – transnationality and postcoloniality in Lusophone films (Berlim/Londres, 2012), Diálogos africanos (Brasília, 2012) e Neue Tendenzen in der Dramaturgie Lateinamerikas (Berlim, 1999). Organizou os livros África – um continente no cinema (São Paulo, 2014), O cinema português através dos seus filmes (Porto, 2007 e Lisboa, 2014), Manoel de Oliveira – novas perspectivas sobre a sua obra (São Paulo, 2013), Terra em Transe – ética e estética no cinema português (Munique, 2012) e Dekalog – On Manoel de Oliveira (Londres 2008). 

animalia vegetalia mineralia

animaliavegetaliamineraliaanimalia vegetalia mineralia é o resultado de um projecto de Pós-Doutoramento de Ilda Castro, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia - com orientação cientifica da investigadora Professora Doutora Maria Augusta Babo.

O terceiro número deste jornal online pode ser lido aqui.

Lançamento da edição #21 da revista Interact – revista online de Arte, Cultura e Tecnologia

logo interactO binómio realidade/ficção tem uma importância fundamental em relação à veracidade ou não da obra de arte. Quando uma fotografia parece retratar um particular momento do real, quando um documentário se diz verídico relativamente a uma situação ou a um lugar filmado, quase sempre a metodologia a ser usada é a própria ficção, com o fim de mostrar uma realidade mais autêntica do que o real.

Neste número da Interact, sob o tema «A Verdade da Ficção», o desafio foi o de ir à procura de elementos que, de alguma maneira, introduzem a ficção como metodologia tendo em conta que hoje em dia o deslize entre real e ficção é cada vez mais imperceptível. Será que a real verdade é a verdade da ficção?

interact 21Sebastiano Raimondo, imagens da série «Porte».

Lançamento da Colecção de ebooks "Cultura, Media e Artes"

i would prefer not to ebook introFoi publicado em Janeiro de 2014 o primeiro número da Colecção Cultura, Media e Artes, colecção de ebooks CECL/UnyLeya.

Esta colecção define como objectivo central interrogar as dimensões culturais da comunicação. O seu objecto é a produção discursiva e imagética que constitui a cultura, assim como as mediações, as técnicas e as redes que estão na base do seu registo e disseminação. Pensamento, imagem, linguagem e artes a partir dos quais a cultura se reinventa e dispositivos tecnológicos ligados aos processos de mediação e retenção das práticas criativas desenham o perfil filosófico e científico para acolhimento de edições temáticas.

Continuar...