A Cultura como Objecto de Controlo Turístico
Autor: Figueiredo Santos   
01-Abr-2008
Resumo

Com este artigo pretende-se sistematizar algumas mudanças na função seminal da cultura, associadas aos seus modos de apropriação pela intermediação turístico-cultural.

Clique aqui para fazer download do texto completo em PDF.

Ler mais...
 
Da necessidade da pintura (a produção de imaginário)
Autor: Bernardo Pinto de Almeida   
03-Mar-2008
Toda a pintura – e isso é a razão maior da sua permanência e da sua necessidade simbólica na esfera da cultura, apesar das sucessivas mortes que recorrentemente lhe são anunciadas – consiste numa elaboração de carácter imaginário. E, nesse sentido, apenas nos poderá interessar essa que for capaz de guardar – no seu fazer, nos seus resultados como nas suas imagens – a capacidade de nos fazer esquecer que de uma ilusão se trata, remetendo-nos, desde logo, para isso que seria da ordem de um espaço interior, ao mesmo tempo que nos revela, em segundo grau, a sua absoluta consciência de ser processo de elaboração e de produção de imaginário.

Clique aqui para fazer download do texto completo em PDF.

Ler mais...
 
Longe das musas, perto da rede
Autor: Fernando José Pereira   
01-Fev-2008
Resumo

O museu continua a ser o centro do território, mesmo que expandido, da arte contemporânea. Afirma-se como o local mais predisposto à reflexão sobre as propostas mais inovadoras e avançadas, por isso, também, corporiza as periferias e as margens. Situação curiosa de dualidade que comporta algumas questões a colocar.

Clique aqui para fazer download do texto completo em PDF.

Ler mais...
 
<< Primeiro < Anterior | 1 2 3 4 5 6 | Seguinte > Último >>

Resultados 4 - 6 de 17