A colecção Cultura, Media e Artes, colecção de ebooks CECL / UnyLeya, tem por objectivo central interrogar as dimensões culturais da comunicação. O seu objecto é a produção discursiva e imagética que constitui a cultura, assim como as mediações, as técnicas e as redes que estão na base do seu registo e disseminação. Pensamento, imagem, linguagem e artes a partir dos quais a cultura se reinventa e dispositivos tecnológicos ligados aos processos de mediação e retenção das práticas criativas desenham o perfil filosófico e científico para acolhimento de edições temáticas.

Ficha Técnica

Ideia e Concepção da Colecção: Maria Teresa Cruz
Directora da Colecção: Maria Lucília Marcos
Produtor Executivo: Samuel Mateus
Assistente Editorial: Rita Conde

UnYLeYa
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide – Portugal
Tel. (+351) 21 427 22 00
Fax. (+351) 21 427 22 01

CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Avenida de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa – Portugal
Tel. (+351) 21 795 08 91
Fax. (+351) 21 795 08 91

© UnYLeYa e CECL
Todos os direitos reservados de acordo com a legislação em vigor

As publicações editadas nesta colecção têm distribuição simultânea em Portugal e no Brasil

 

Tecnologias Culturais e Artes dos Media

tecnologias culturais artes mediaMARIA TERESA CRUZ, MARIA AUGUSTA BABO, JOSÉ GOMES PINTO (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2016, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº4, 858 PGS.

ISBN Portugal 9789899850361 | ISBN Brasil 978-85-441-0493-4
À venda nas plataformas Wook, Kobo, IBA e Livraria Cultura

Este livro resulta dos contributos apresentados no âmbito da conferência internacional “Tecnologias Culturais e Artes dos Media”, co-organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa e pelo Goethe-Institut de Portugal. Pretendeu-se com esta iniciativa reconhecer a importância que a teoria dos media tem assumido nos estudos culturais, nomeadamente sob a influência determinante da obra de Friedrich Kittler (1943-2011), cuja receção e discussão têm conhecido um âmbito muito alargado no pensamento contemporâneo. Pretendeu-se também promover a discussão de novos contributos nesta área, nomeadamente através dos ensaios de Bernhard Siegert, de Sybille Krämer e de Peter Weibel centrados nas temáticas da operatividade e das técnicas culturais que, para além da atenção às materialidades aos aparelhos e aos dispositivos, marcam a teoria dos media contemporânea. A par das perspetivas interdisciplinares e arqueológicas, muito presentes nos estudos culturais e dos media, são também as transformações decorrentes da introdução do computador e das novas tecnologias da informação que constituem o horizonte direto e indireto de várias reflexões aqui apresentadas. O convite a especialistas de elevado perfil internacional e a uma comunidade muito alargada de investigadores portugueses permitiu reunir neste volume um conjunto muito rico de contributos de várias áreas das ciências humanas, da teoria e estudos da cultura, das ciências da comunicação, da teoria dos media, da estética e teoria da arte, da literatura, do cinema, da fotografia, da música e do design.

Continuar...

Jacques Derrida

jacques derridaMARIA LUCÍLIA MARCOS, MARIA AUGUSTA BABO, RICARDO SANTOS (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2015, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº3, 294 PGS.

ISBN Portugal9789899850347 | ISBN Brasil 9788544101452
À venda nas plataformas Wook, Kobo, IBA e Livraria Cultura

Durante o ano de 2014, dez anos após a morte de Jacques Derrida, diversos autores se empenharam no desafio de escrever a partir de e sobre temas e conceitos deste pensador francês, alargando assim o vasto horizonte dos seus leitores. Do conjunto desses ensaios, surge este livro que agora vem a público pela chancela CECL - UNYLEYA.

Nascido na Argélia, em 1930, de origem judaica, Derrida marcou definitivamente o pensamento filosófico e político contemporâneo, quer no domínio académico e literário, quer no domínio da intervenção cívica, através de uma escrita interpeladora, para-doxal, inconfortável.

Abrangendo uma multiplicidade de perspectivas que a obra derrideana suscita, os artigos aqui recolhidos são originais, escritos e seleccionados para este volume. Duas excepções: o texto de Jean-Luc Nancy, "IPSO FACTO COGITANS AC DEMENS", publicado em Pour le Temps à Venir: Derrida (Paris: Stock, 2007) e o texto de Eduardo Prado Coelho "A desconstrução como movimento", publicado originalmente na Revista de Comunicação e Linguagens nº 28 (Tendências da Cultura Contemporânea, Lisboa: Relógio d'Água, 2000). O primeiro é traduzido e publicado por sugestão expressa do próprio autor e o segundo sob licença da Direcção da RCL

Fevereiro de 2015

Continuar...

Olhares sobre a Cultura Visual da Medicina em Portugal

olhares sobre cultura visual medicina ebookANTÓNIO FERNANDO CASCAIS (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2014, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº2, 276 PGS.

ISBN Portugal 9789899850316 | ISBN Brasil 978-85-441-0098-1
À venda nas plataformas Wook, Kobo, IBA e Livraria Cultura

Olhares sobre a Cultura Visual da Medicina em Portugal reúne os textos definitivos elaborados a partir das comunicações ao Colóquio "Um Olhar sobre a História da Cultura Visual da Medicina em Portugal", realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa de 20 a 21 de Novembro de 2012, promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da mesma Universidade no âmbito do Projecto de I&D HC/0110/2009 - História da Cultura Visual da Medicina em Portugal, financiado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia e de que aquele centro de investigação foi a instituição proponente. A maioria dos autores incluídos no presente livro integrou, como membro efectivo, a equipa de investigadores do projecto e reflecte alguns dos resultados das pesquisas efectuadas no seu decurso, sendo os restantes da autoria de pesquisadores que empreenderam estudos afins.

António Fernando Cascais, Setembro 2014

Continuar...

I WOULD PREFER NOT TO. em torno de Bartleby

i would prefer not to ebookMARIA LUCILIA MARCOS (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2013, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº1, 168 PGS.

ISBN Portugal 9789899850316 | ISBN Brasil 9788544100134
À venda nas plataformas Wook, Kobo, IBA e Livraria Cultura

I would prefer not to – no conto de Melville, estas palavras fazem hesitar a lógica da comunicação e do reconhecimento e também a lógica das relações laborais entre patrão e empregado, num ambiente de trabalho regulado por regras de eficácia, de produtividade e de lucro. Poderão alguns aspectos da experiência contemporânea ser pensados à luz deste enunciado? Que advém ao sujeito que as diz? Que efeitos produzem em quem as ouve? Que condições e que exercícios (des)mobilizam?

Cada um lê o enunciado do Bartleby a seu modo. Cada um faz as suas contas e ajusta as suas contas com o Bartleby.

O ciclo "I would prefer not to", organizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Outubro de 2012, pretendeu suscitar um espaço e um tempo para essas várias leituras. Pelo teatro, realizou-se a leitura encenada de uma adaptação do conto pelos Artistas Unidos; pelas artes plásticas, organizámos uma exposição de obras inéditas de sete artistas portugueses na Plataforma Revolver em Lisboa, cujas imagens são aqui disponibilizadas ao leitor; pela escrita, realizámos um colóquio na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cujos textos reproduzimos neste livro; pelo cinema, com uma mostra de filmes, exibidos também na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cuja programação esteve a cargo de Inês Sapeda Dias e Joana Frazão.

As palavras ligam e interrompem, atam e suspendem – na literatura e na vida. Há um valor nas palavras que excede as 'simples palavras'.

Maria Lucilia Marcos, Dezembro 2013

Continuar...