Coordenador: Maria Teresa Cruz

Duração: 2014-2016

 

Resumo:
cinema expandidoEsta investigação tem como âmbito alargado a crise da identidade tecnológica e cultural dos media modernos, no contexto do surgimento do computador e da convergência técnica trazida pelas novas tecnologias da comunicação e da informação, condição frequentemente referenciada como «pós-media». O âmbito mais restrito da investigação é o das implicações da desta condição pós-media no plano da cultura contemporânea, das indústrias culturais e das artes e o seu foco mais específico de aferição, centrar-se-á nas transformações do dispositivo cinemático, investigando sobretudo o experimentalismo da segunda metade do século XX em torno dos suportes tecnológicos, das linguagens e dos formatos artísticos e sociais do cinema. É neste âmbito que surge a ideia de «expanded cinema» (Youngblood), a par de outras experiências que prevêem a recomposição do cinema em contextos e articulações mediais que estão para a além das condições históricas do seu dispositivo moderno, hipótese que prossegue hoje através de conceitos como «pós-cinema» ou «transcinema».

A centralidade e resiliência culturais do cinema fazem deste um objecto e um conceito críticos decisivos para pensar a transformações da experiência contemporânea, tendo em vista a compreensão das condições psico-estésicas e ainda políticas e culturais em constituição nos actuais regimes mediais. A investigação incluirá uma dimensão teórica e também estudos de caso. A metodologia de investigação recorrerá aos estudos do cinema mas também, e sobretudo, aos domínios da teoria, da arqueologia e da estética dos media.

 

 

Actividades em 2014 e 2015

  1. Conferência por André Parente: "Cinema de Artista: Performático e Processual" | 27 de Maio 2014
  2. Conferências pela Profª. Carolin Vorhoff Ferreira: “O cinema indisciplinar: abordagem teórica e análise de exemplos” (3 e 4 de Dezembro 2014)
  3. Seminário de Doutoramento de opção livre: "Estéticas Pós-media: Cinema Expandido” (2º semestre de 2014-2015)

Participações em Aulas Abertas:

  • Cinema: teoria, critica e ensaio audiovisual | Carlos Natálio e Luís Mendonça (14 de Abril)
  • Arche-Cinema: A invenção pré-histórica do cinema? | conversa com João Botelho | António Marinho Baptista | António Batarda (24 de Abril)
  • O urbano como dispositivo pré-cinematográfico | Manuel Bogalheiro (5 de Maio)
  • Experimental cinema and post-media arts | Ana Rito, Mariana Castro e Sílvia Pinto Coelho (19 de Maio)

 

Actividades em 2015 e 2016

Seminário de Opção livre de Doutoramento: “Post-media Aesthetics: Expanded Cinema” (1º semestre de 2015-2016 – 10 ECTs)

 

Equipa

Investigadores

Maria Augusta Babo, Maria Teresa Cruz, Carolin Vorhoff, Ferreira, Margarida Medeiros, José Bragança de Miranda

Mestres e Doutorandos

Carlos Natálio, Luis Mendonça, Manuel Bogalheiro, Sílvia Pinto Coelho, Mariana Braga Castro, Ana Rito, Sónia Alves