Coordenador: Maria Teresa Cruz

Duração: 2011-2014

 

logo-cecl-largeO Projecto Estratégico plurianual compreende as actividades científicas e a agenda estratégica para a investigação da unidade de investigação. Engloba as três linhas de acção constituidas no CECL e congrega todos os investigadores integrados e estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento cujos trabalhos têm orientação de investigadores do CECL.

No contexto do seu Projecto Estratégico, a equipa desenvolveu 4 projectos financiados pela FCT; 1 projecto por contrato com outras entidades e ainda 1 projecto em parceria internacional. No âmbito destes projectos, note-se o crescimento muito significativo dos outputs ligados à investigação aplicada em âmbitos que vão da cultura e das artes, à área da cibercultura (Projecto "Ficção e as Raízes da Cibercultura", sobre a relação entre ficção literária e cultura tecno-científica no século XX) da cultura científica e da imagem médica (Projecto "História da Cultura Visual da Medicina em Portugal") ou da participação no Projecto "Tele-saúde: iDTV-HEALTH", em parceria com a Texas University, Austin, promovido pelo centro de investigação CICANT/Universidade Lusófona. Sublinhe-se no caso deste último a ligação a objectivos de inovação social, presentes também no projecto "Culturas Turísticas", que fez o levantamento da integração sociocultural de neo-residentes na região sul de Portugal, com vista ao desenvolvimento de novas estratégias turísticas na região.

Em foco na investigação aplicada estiveram ainda a recolha, estudo e disseminação de valiosos arquivos da cultura científica, da memória política e do património cultural português. Neste âmbito, são de destacar os seguintes projectos: "História da Cultura Visual da Medicina em Portugal" (FCT HC/0110/2009), que recolheu, classificou e digitalizou imagens médicas de museus e bibliotecas hospitalares, um trabalho de grande amplitude até agora inédito no nosso país; Criação do Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Teles da Fundação Calouste Gulbenkian (Instalação Interactiva "Dez andamentos para um Jardim", que recolhe um parte importante do espólio deste arquitecto paisagista e a disponibiliza num ambiente interactivo, encomenda da Fundação Calouste Gulbrenkian, 2013); "As Imagens da PIDE" (contrato RTP nº 07050004), sobre a história da polícia política do Estado Novo, no qual foram pesquisados arquivos de imagens e realizadas inúmeras entrevistas a figuras de relevo político. Este projecto encontra-se na fase edição e montagem e será exibido como série documental de 8 episódios no canal 1 da Rádio Televisão Portuguesa.

Algumas das iniciativas e dos projectos realizados incluíram ainda produção artística original: no âmbito do ciclo "Bartleby: I would prefer not to" com organização cientifica do CECL, realizaram-se as seguintes actividades: leitura encenada de uma adaptação do conto pelos Artistas Unidos; uma exposição de obras inéditas de sete artistas portugueses na Plataforma Revolver em Lisboa, com produção do catálogo apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa; um colóquio na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cujos textos foram publicados em ebook em 2013; mostra de filmes, exibidos também na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cuja programação esteve a cargo de duas estudantes de doutoramento. O cruzamento da investigação com a produção artística original teve ainda concretização na exposição e colóquio intitulados PARERGON, com organização científica do CECL e comissariado artístico de José María Parreño, investigador convidado da Universidade Complutense de Madrid. O colóquio teve lugar no dia 25 de Maio de 2013, data da inauguração da exposição que esteve patente ao público até final de Junho do mesmo ano na Galeria Municipal de Torres Vedras.

Dos 5 projectos de investigação levados a cabo durante a execução do Projecto Estratégico, e da actividade individual dos membros, resultou um conjunto muito significativo de publicações. Neste âmbito refira-se a publicação de 18 livros, 52 artigos nacionais e 11 internacionais (em publicações com referee) e ainda números temáticos das duas revistas do grupo, Revista de Comunicação e Linguagens e Interact – revista online de Arte Cultura e Tecnologia: "Analítica dos Novos Media"; "Genealogias da Web 2.0"; "Performance Digital" e "Mecanologia".

Um dos principais objectivos da política editorial da equipa foi alcançado em 2013, tendo sido criadas, através de protocolo de edição com a UnyLeya (Grupo Leya), as Colecções Digitais "Cultura, Media e Artes" e a colecção "Estudos de Comunicação", respectivamente direccionadas para a publicação de textos da equipa de investigação e teses de mestrado e doutoramento de elevado mérito. A colecção de ensaios terá publicação e distribuição simultânea em Portugal e no Brasil. Esta nova colecção de ebooks editou já o seu primeiro volume em Dezembro de 2013, com a publicação do livro "I WOULD PREFER NO TO. em torno de Bartleby".

Destaquem-se por fim as conferências e cursos de formação avançada realizados, com uma participação crescente de jovens investigadores e estudantes de doutoramento. Estas conferências e cursos focaram as temáticas dos projectos em curso, tendo sido também oportunidade para discussão e disseminação do trabalho do grupo junto de parceiros e investigadores internacionais: Conferências: "Tecnologias Culturais e Artes dos Media" (CECL/FCSH | Goethe Institut | Fundação Eugénio de Almeida Évora, Nov/Dez 2013); "Ficção e Cibercultura" (CECL/FCSH, 2012); Colóquio "Movimento e Mobilização Técnica" (CECL/FCSH, 2013); "História Visual da Cultura da Medicina em Portugal" (CECL/FCSH, 2012); "A Fotografia na Era da Pós-fotografia" (CECL/FCSH, 2012); "Photography and cinema: 50 year's of La Jetée" (CECL/FCSH, 2012); "Arte, política e economia" (CECL/FCSH, 2012); "Design Para a Inovação Social" (CECL/FCSH, 2012); "Dinâmicas Turísticas" (CECL/FCSH, 2011).

 

Equipa

Antonio Fernando da Cunha Tavares Cascais
Eliana Raquel Silva Ramalho Lopes
Graça Rocha Simões
Jacinto António Rosa Godinho
Joana Lobo de Mesquita Simões
João Pedro Sousa Cardoso
Jorge Manuel Martins Rosa
José Armando Pinto Casquilho
José Augusto Nunes Bragança de Miranda (Coordenador do Grupo Cultura e Técnica)
José Manuel da Silva Bártolo
José Manuel Figueiredo Santos
Manuel Domingos Menezes da Silva
Maria Augusta Perez da Silva Babo (Coordenadora do Grupo Comunicação e Artes)
Maria Lucília Marcos Moreira Silva (Coordenadora do Grupo Media e Mediação)
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros
Maria Teresa Pimentel Peito Cruz
Nuno António do Nascimento Correia
Paulo Alexandre Moutinho Barroso
Rodrigo Eduardo Rebelo da Silva
Samuel Mateus

 

Data de início: 01-01-2011
Data de conclusão: 31-12-2014
Orçamento: €79.624
Entidade Financiadora: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Instituição de Gestão Principal: CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Entidades Parceiras: FCSH/UNL; Fundação Calouste Gulbenkian; IGESPAR, I.P.; RTP
Investigador Responsável: Maria Teresa Cruz
Área Cientifica: Ciências da Comunicação