estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas

poster estorias portugal africasO projeto estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas tem como objetivo a produção coletiva de um Atlas cultural sobre a ligação entre Portugal e África com raiz em experiências individuais, familiares e comunitárias presentes ou passadas. A partilha destas histórias visa a valorização da afrodescendência no Portugal contemporâneo, mas também o reconhecimento de uma grande diversidade de experiências de entrosamento entre Portugal e África como uma realidade pregnante e transversal na sociedade portuguesa. Com efeito, provimos todos em alguma medida de uma experiência partilhada de África, do mesmo modo que partilhamos hoje Portugal com muitos Africanos e Afrodescendentes, desde logo através da língua.

O ato de contar e a partilha de materiais ilustrativos será o ponto de partida para a produção deste atlas digital multimédia, com textos, imagens e sons. Estas histórias alimentarão um arquivo vernacular que se abre contudo à elaboração imaginária, própria da produção narrativa e indispensável à construção de identidades. Um conjunto de artistas convidados prolongará a dimensão poética do Atlas através da reelaboração criativa de vários dos seus materiais e, ainda, da produção de cinco obras originais.

O Atlas estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas será o produto em progresso deste projeto: uma ptataforma digital multimedia para a partilha de experiências de entrosamento entre Portugal e África, um arquivo documental e um objeto imaginário coletivo, um mosaico dinâmico de histórias e de paisagens visuais e sonoras, resultante da edição e anotação de conteúdos e também da visualização automática de dados geradas pela própria plataforma. As contribuições serão acolhidas mediante filtragem e webamastering, garantindo também, se requerido, o anonimato e inviolabilidade dessas contribuições.

Continuar...

Estéticas Pós-Media: Cinema Expandido

Coordenador: Maria Teresa Cruz

Duração: 2014-2016

 

Resumo:
cinema expandidoEsta investigação tem como âmbito alargado a crise da identidade tecnológica e cultural dos media modernos, no contexto do surgimento do computador e da convergência técnica trazida pelas novas tecnologias da comunicação e da informação, condição frequentemente referenciada como «pós-media». O âmbito mais restrito da investigação é o das implicações da desta condição pós-media no plano da cultura contemporânea, das indústrias culturais e das artes e o seu foco mais específico de aferição, centrar-se-á nas transformações do dispositivo cinemático, investigando sobretudo o experimentalismo da segunda metade do século XX em torno dos suportes tecnológicos, das linguagens e dos formatos artísticos e sociais do cinema. É neste âmbito que surge a ideia de «expanded cinema» (Youngblood), a par de outras experiências que prevêem a recomposição do cinema em contextos e articulações mediais que estão para a além das condições históricas do seu dispositivo moderno, hipótese que prossegue hoje através de conceitos como «pós-cinema» ou «transcinema».

Continuar...

Projecto Estratégico 2011-2013

Coordenador: Maria Teresa Cruz

Duração: 2011-2014

 

logo-cecl-largeO Projecto Estratégico plurianual compreende as actividades científicas e a agenda estratégica para a investigação da unidade de investigação. Engloba as três linhas de acção constituidas no CECL e congrega todos os investigadores integrados e estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento cujos trabalhos têm orientação de investigadores do CECL.

No contexto do seu Projecto Estratégico, a equipa desenvolveu 4 projectos financiados pela FCT; 1 projecto por contrato com outras entidades e ainda 1 projecto em parceria internacional. No âmbito destes projectos, note-se o crescimento muito significativo dos outputs ligados à investigação aplicada em âmbitos que vão da cultura e das artes, à área da cibercultura (Projecto "Ficção e as Raízes da Cibercultura", sobre a relação entre ficção literária e cultura tecno-científica no século XX) da cultura científica e da imagem médica (Projecto "História da Cultura Visual da Medicina em Portugal") ou da participação no Projecto "Tele-saúde: iDTV-HEALTH", em parceria com a Texas University, Austin, promovido pelo centro de investigação CICANT/Universidade Lusófona. Sublinhe-se no caso deste último a ligação a objectivos de inovação social, presentes também no projecto "Culturas Turísticas", que fez o levantamento da integração sociocultural de neo-residentes na região sul de Portugal, com vista ao desenvolvimento de novas estratégias turísticas na região.

Continuar...

Centro Interpretativo dos Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

Coordenador: Maria Teresa Cruz

Duração: 2013-2014

 

dez andamentos instalacao

Resumo:
Projecto para o Centro Interpretativo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles (Prémio Sir Geoffrey Jellicoe em 2013), Fundação Calouste Gulbenkian, 2013

O CECL desenvolveu um conjunto de paineis com aplicações multimédia interactivas para o novo Centro Interpretativo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles na Fundação Calouste Gulbenkian. A peça inaugurou no dia 20 de Julho de 2013 e é composta por 10 vídeos, exibidos num conjunto de ecrãs nas paredes do Centro Interpretativo na Fundação C. Gulbenkian. O projecto foi coordenado pelo CECL/FCSH e contou com a colaboração do CICANT/ULHT.

Continuar...

História da PIDE

Coordenador: Jacinto Godinho

Duração: 2011-2014

 

Resumo:
Série documental de 20 episódios sobre a história da polícia política PIDE com autoria de Jacinto Godinho e Irene Pimentel. Este projecto de investigação tem a coordenação científica do investigador Professor Jacinto Godinho (CECL) e da investigadora Professora Irene Pimentel, com a participação do estudante de doutoramento em história contemporânea Dr. Edmundo Alves. O projecto encontra-se em fase de edição e montagem. A série documental é realizada pelo Professor Jacinto Godinho e será exibida pela RTP em 2014.

Continuar...