Coordenação: Ana Margarida Barreto

Palavras-chave: Comunicação Estratégica; Processo Tomada Decisão; Comportamento Humano

 

O grupo de comunicação estratégica estuda a dinâmica e as consequências do uso deliberado de comunicação estratégica pelas organizações, os processos interacionais através dos quais surgem imagens públicas, discursos, opiniões e práticas, e o papel da persuasão e outras estratégias de comunicação na promoção da mudança de comportamento individual e coletivo.

Este grupo também se foca em explicar e prever inconsistências entre o comportamento humano real versus o racional e teórico em diferentes contextos: gestão, política, comportamento do consumidor, e ambientes sociais (nas áreas da saúde, ecologia, economia), com base numa perspectiva qualitativa e quantitativa.

Finalmente, o grupo tem como objetivo analisar, compreender e melhorar as práticas e abordagens para a concepção de programas de mudança comportamental nos seguintes domínios: políticas setoriais de energia, política, desenvolvimento e educação cívica, desenvolvimento económico, turismo, ambiente, água e política agrícola, reforma do sistema educativo, reforma do Sistema saúde e cultura.

 

Investigadores Integrados

Coordenação: Ana Margarida Barreto
Graça Rocha Simões
Luís Oliveira Martins

Assessores

Neal Burns
Leonard Lee
Jacob Goldenberg