Ciclo Imagem e Pensamento II - Pierre Klossowski e os Poderes da Imagem
Lisboa, 26-30 Abril 2010
Apresentação do Ciclo Ver e Dar a Ver: a Economia Visual do Pensamento Bibliografia de Pierre Klossowski Filomografia de Pierre Klossowski Colóquio Internacional Ekphrasis Ciclo de Cinema em torno de Klossowski Concurso Filmes de um Minuto
 

Apresentação do Ciclo

CICLO IMAGEM E PENSAMENTO II
Pierre Klossowski e os Poderes da Imagem

Trata-se de uma série de iniciativas em torno da imagem e pensamento, agora em segunda edição. Este ciclo explora o universo de Pierre Klossowski (1905-2001), autor multifacetado, que sob o império da imagem praticou ensaio, literatura, tradução, cinema e pintura.

Para criar uma imagem basta uma máquina, como outrora bastava a natureza, que as produzia profusamente. Agora, a imagem é forte porque produzida sem intervenção humana, própria, pura, virgem de metafísicas. Mas não será também este o limite da sua própria ilusão? Não se revelará aqui a implícita contradição deste novo discurso sobre a imagem? É com o regime da imagem klossowskiana que se torna claro que, independentemente das condições da sua realização e produção – mais ou menos independente da mão humana – a imagem só existe se for mostrada e vista. E a sua visão continua a ser, como sempre foi e será, simplesmente humana: "demasiado humana", como diria Nietzsche?

Organização do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL)
Em parceria com o Museu-Colecção Berardo, a Cinemateca Portuguesa e a Associação Portuguesa das Escolas de Cinema e Audiovisual
Comissão organizadora José Bragança de Miranda, Jacinto Godinho, Luís Lima, Manuel José Damásio
Produção executiva Mónica Guerreiro, Rita Conde
Programa Colóquio Internacional | livro Ekphrasis | Ciclo de Cinema | Concurso de Vídeos

Contactos
Organização do Ciclo Imagem e Pensamento II
Centro de Estudos de Comunicação e Linaguagens
Av. de Berna, 26-C, 5º andar, sala 506
1069-061 Lisboa
Tel.: (+351) 21 795 08 91
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


sponsors

Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Av. de Berna, 26-C, 5.º andar, sala 506
1069-061 Lisboa PORTUGAL
Tel.: (+351) 21 795 08 91
Fax: (+351) 21 795 08 91
Email:
info@cecl.com.pt
Você está aqui: Home