O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens é uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), existente desde 1983, que integra maioritariamente investigadores/docentes do Departamento de Ciências da Comunicação dessa faculdade, nomeadamente integrados nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

São objectivos fundamentais do CECL:

  • Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica, através da formação dos seus membros, da realização de projectos de investigação colectivos ou individuais, em colaboração com outras entidades ou instituições nacionais ou estrangeiras; e da organização de seminários e conferências; 
  • Promover a publicação de trabalhos científicos, de carácter colectivo ou individual, teses de mestrado e doutoramento e investigação pós-doutoramento;
  • Apoiar e desenvolver as actividades científicas levadas a cabo pelo Departamento de Ciências da Comunicação;
  • Integrar jovens investigadores;
  • Incrementar as relações científicas a nível nacional e internacional, particularmente através da construção de projectos internacionais e da participação em redes científicas de investigadores e de instituições.
  • Promover a prestação de serviços à comunidade nas suas áreas de investigação.

As actividades do CECL, juntamente com os membros e colaboradores encontram-se distribuídas em 4 Linhas de Acção: Comunicação e Artes; Media e Mediação; Cultura e Técnica; Comunicação Estratégica e Processo de Tomada de Decisão.

A equipa do CECL é actualmente composta por 20 membros doutorados elegíveis e ainda 39 colaboradores, dos quais 28 candidatos ao grau de Doutor, e 2 estudantes de pós-doutoramento. Os jovens investigadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, nacionais e internacionais, integram-se no Núcleo de Formação Avançada, que dirige, acompanha e supervisiona o seu trabalho.

O CECL desenvolve uma política editorial própria, expressa na Revista de Comunicação e Linguagens, com publicação semestral desde 1985, na revista online Interact, publicada desde 2000, na colecção digital Working Papers, publicada desde 2007, com uma colecção especializada na editora Nova Vega e ainda com uma nova colecção de ebooks Cultura, Media e Artes, co-editada pelo CECL e pela UnyLeya (Grupo Leya), iniciada em 2013. No campo da publicação o CECL promove ainda a edição digital de dissertações dos jovens investigadores ligados ao Centro na colecção "Estudos de Comunicação".

O CECL prossegue também uma estratégia de desenvolvimento nacional e internacional, tanto no plano da investigação como no plano da formação avançada: integra o Programa Doutoral FCT de Estudos da Comunicação: Media, Cultura e Tecnologia (2013-2016); é membro da SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Comunicação, da LUSOCOM, da IBERCOM e da ECREA. Desde 2013 integra, como entidade participante do pólo FCSH, o projecto da nova unidade de investigação inter-universitária CIC.Digital - Comunicação, Informação e Cultura (apresentada como candidatura ao Concurso FCT de Projectos Estratégicos 2014-2020. Este projecto é também integrado pelo CIMJ da FCSH/UNL, o CETAC.Media da FL/UP e da UA e o CICANT da ULHT.