poster estorias portugal africasO projeto estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas tem como objetivo a produção coletiva de um Atlas cultural sobre a ligação entre Portugal e África com raiz em experiências individuais, familiares e comunitárias presentes ou passadas. A partilha destas histórias visa a valorização da afrodescendência no Portugal contemporâneo, mas também o reconhecimento de uma grande diversidade de experiências de entrosamento entre Portugal e África como uma realidade pregnante e transversal na sociedade portuguesa. Com efeito, provimos todos em alguma medida de uma experiência partilhada de África, do mesmo modo que partilhamos hoje Portugal com muitos Africanos e Afrodescendentes, desde logo através da língua.

O ato de contar e a partilha de materiais ilustrativos será o ponto de partida para a produção deste atlas digital multimédia, com textos, imagens e sons. Estas histórias alimentarão um arquivo vernacular que se abre contudo à elaboração imaginária, própria da produção narrativa e indispensável à construção de identidades. Um conjunto de artistas convidados prolongará a dimensão poética do Atlas através da reelaboração criativa de vários dos seus materiais e, ainda, da produção de cinco obras originais.

O Atlas estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas será o produto em progresso deste projeto: uma ptataforma digital multimedia para a partilha de experiências de entrosamento entre Portugal e África, um arquivo documental e um objeto imaginário coletivo, um mosaico dinâmico de histórias e de paisagens visuais e sonoras, resultante da edição e anotação de conteúdos e também da visualização automática de dados geradas pela própria plataforma. As contribuições serão acolhidas mediante filtragem e webamastering, garantindo também, se requerido, o anonimato e inviolabilidade dessas contribuições.

 

Artistas Convidados

A emergência de um novo imaginário pós-colocnial sobre a herança e o presente da nossa relação com África tem sido notória, nos últimos anos, no campo da arte e da literatura contemporâneas. Através do apoio da Direção Geral das Artes, o projeto contará com a participação de cinco artistas contemporâneos e a criação de cinco obras originais criadas para a plataforma Imagens e Narrativas: Portugal-África. Com um percurso de relevo internacional, marcado pela ligação à cultura africana, o percurso dos artistas convidados é também caracterizado por uma dimensão transdisciplinar e intermedial, favorecendo no seu conjunto os valores da interdisciplinaridade e do entrosamento cultural que marcam todo o projeto.

Artistas Convidados: António Olaio, Délio Jasse, Mónica de Miranda, Raquel Melgue, Vasco Araújo, Kalaf Epalanga
Participações através de obras existentes: Susana Sousa Dias, Rui Tenreiro
Curadoria: Ana Rito

 

Outras Acções

O projeto promoverá o convite à participação, junto de comunidades de cidadãos anónimos e também através do testemunho de personalidades públicas das mais diversas áreas da sociedade portuguesas, convidadas a contar a sua história de ligação com África, promovendo assim reconhecimento e valorização desta realidade no Portugal contemporâneo.

Entre Setembro de 2015 e Abril de 2016, o estórias: portugal _ áfricas | imagens & narrativas promoveu um projeto conjunto com a Escola Ferreira Dias (Cacém) - o Projeto Griot Digital.

A primeira apresentação pública do projeto terá lugar no Centro de Artes Plásticas de Coimbra.

 

 Conferência "Imagens & Narrativas. Portugal-Áfricas" / Exposição "O Outro quando (não) estamos a olhar"

 

Década da Afrodescendência 2015-2024 (Resolução das Nações Unidas)

 

 

Apoio

Direção Geral das Artes (2015)

 

Parcerias

BagaBaga Studios, CRL - Produção, formação e investigação em media digitais, cooperação e desenvolvimento
CAP - Centro de Artes Plásticas de Coimbra
Escola Secundária Ferreira Dias
P3 - Público on Line

 

COORDENAÇÃO
Maria Teresa Cruz
ARTISTAS CONVIDADOS
António Olaio
Délio Jasse
Kalaf Epalanga
Mónica de Miranda
Raquel Melgue
Vasco Araújo
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS ATRAVÉS DE OBRAS JÁ EXISTENTES
Susana Sousa Dias
Rui Tenreiro
DIREÇÃO ARTÍSTICA
Maria Teresa Cruz, Paulo Nuno Vicente
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Maria Teresa Cruz, Paulo Nuno Vicente, Ana Margarida Barreto
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Elisa Santos
GESTÃO DE PROJETO
Francisco Soares
CURADORIA
Ana Rito
STORYTELLING
Paulo Nuno Vicente, Sofia da Palma Rodrigues, Diogo Cardoso
WEBDESIGN
João Gonçalves, Ana Grave
DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO
João Gonçalves e Francisco Costa
VISUALIZAÇÃO DE DADOS
João Gonçalves e Francisco Costa
DESIGN GRÁFICO
Ana Grave, Ana Biscaia
INVESTIGAÇÃO
Maria Augusta Babo, Carolin Vorhoff Ferreira, Maria Teresa Cruz, Cláudia Madeira
Projeto GRIOT / ESCOLA FERREIRA DIAS
Elisa Santos, Elisabete Monteiro, Paulo Nuno Vicente, Francisco Soares, Madalena Fragoso
REGISTO AUDIOVISUAL E EDIÇÃO DE SPOTS
Paulo Nuno Vicente, Diogo Cardoso, Madalena Fragoso
WEBPAGE E APOIO À DISSEMINAÇÃO
Rui Braz

 

Contactos

IMAGENS e NARRATIVAS – Portugal | África
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna 26 C, Torre B, sala 506, 1069-061 Lisboa
Gestão do Projeto: 91 634 00 60
http://estoriasportugalafrica.pt    Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.