Colóquio: O Jornalismo Português na Guerra Colonial

28 de Maio de 2015
Auditório 1 | Torre B | FCSH

Entrada livre

jornalismo portugues guerra colonialEste colóquio pretende refletir sobre o jornalismo português praticado num período crítico da história de Portugal: a Guerra Colonial, um desafio profissional e deontológico para os jornalistas portugueses que, ao serviço de meios de comunicação da metrópole (Portugal) e das províncias ultramarinas (Angola, Guiné-Bissau e Moçambique), cobriram o conflito bélico no teatro de operações.

Através de abordagens de investigadores, historiadores, jornalistas, militares e testemunhas, pretende-se proceder à caracterização do jornalismo português, tentando ainda refletir sobre os efeitos da cobertura jornalística do conflito na prática do jornalismo em Portugal.

A Guerra Colonial é um tema contemporâneo cada vez mais estudado. O mesmo não se pode dizer do jornalismo praticado durante a Guerra Colonial. A reduzida investigação sobre o jornalismo português que fez a cobertura da Guerra Colonial, entre 1961 e 1974, justifica a realização deste colóquio que vê no passado uma fonte de inspiração e de aprendizagem para um futuro que inquieta o presente.

 

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O Resto e o Gesto: desenhos para o século XXI

resto gesto catalogoALEXANDRE FARTO, CATARINA PATRÍCIO, PAULO LISBOA

Coordenação de Catarina Patrício

MUSEU DO CÔA
16 DE NOVEMBRO DE 2014 > 21 DE MARÇO DE 2015

O Resto e o Gesto: Desenhos para o Século XXI é um projecto concebido por Catarina Patrício no âmbito da criação artística e sua programação, que procura reforçar o acolhimento contemporâneo do Património Mundial da Humanidade da Arte Rupestre do Côa, através de três abordagens plásticas. Três artistas contemporâneos, Alexandre Farto, Catarina Patrício e Paulo Lisboa, propõem a re-figuração daqueles vestígios únicos, por meio de outros riscadores e superfície de inscrição, mas sempre inscrevendo, desenhando e designando.

A técnica é a primeira etapa onde começa o humano. Em certos momentos, técnica e natureza cruzam-se – e as zonas de fronteira são sempre faixas de miscigenação, e não de oposição – tal como em outros tantos momentos, a ideia de técnica entrecruzar-se-á com a noção de humano. Essa zona indefinida é o território da arte.

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INTER-FACE International Conference on Live Interfaces 2014

19 a 23 de Novembro
Lisboa, Portugal

ICLI cartazINTER-FACE is the second International Conference on Live Interfaces. It gathers paper presentations, performances, interactive installations, poster demonstrations and workshops. The first conference took place in 2012, Leeds, UK. In 2014, it will happen in Lisbon, Portugal.

INTER-FACE is dedicated to problematising convergences and divergences between different understandings of performance technology. It seeks to expose a variety of motivations and approaches, and discuss how specific understandings of 'liveness', 'immediacy', 'timing' or 'flow' manifest in performance with digital media.

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Conferência Internacional: From Multitude to Crowds in Social Movements

26 e 27 Janeiro de 2015
Universidade Católica Portuguesa
Co-organização CECL/FCSH/UNL e CECC/FCH/UCP

This two-day event brings together scholars from a variety of disciplines such as Communication Sciences, Sociology, or Political Science, to offer an updated perspective on the ways notions of multitude, crowds, social movements and media intersect. It proposes to study social movements repertoires and how social groups are led to adapt, improvise and invent new ones under the social constraints imposed by the use or presence of media.

A Multidisciplinary and Interdisciplinary Conference comprehending the following keywords: Social Movements Studies; Media Studies; Political Communication; Social Networks; Media Events; Public Sphere; Social Movements Sociology; Sociology of the Publics; Crowds; Multitudes; Social Psychology; Social Policy and Law.

 

Further info: Conference website

multitude crowds